16/01/2010

XCARET - O México em ponto pequeno

. . .
.
.
.
Meus queridos amigos: hoje, deixei a poesia a levedar atrás da porta... trago-vos lazer e diversão, porque também disto o espírito se alimenta...
.
Como habitualmente, aos sábados de manhã, compro o meu jornalinho, e lá vou eu direitinho ao café, para ingerir a primeira dose de cafeína do dia, assim como alguma informação, ainda que por vezes a digestão de algumas notícias me sejam particularmente difíceis de fazer.
Mas hoje não foi assim: um artigo na revista Fugas do jornal, O Público, (passo a publicidade), chamou a minha atenção: " XCARET- Todo o México em ponto pequeno". «Espera aí... eu já aqui estive...».
E porque não...? Vou levar o sol e o mar das Caraíbas a todos os amigos, (especialmente os portugueses), que de rostos carregados e tristes andam, pela crise que os atormenta, pelas enchorradas de água que teimam em não parar de cair e pelo sol que teimosamente se esconde há tantas semanas...!?
.
Vamos lá pessoal, toca a levantar esse astral... venham daí comigo até ao fabuloso parque ecológico de XCARET, na península do Iucatão.
Venham nadar com os golfinhos; mergulhar nos rios subterrâneos; visitar tradicionais aldeias maias; ver o voo dos homens-pássaros - os voadores de Paplanta; desbravar a selva em jangadas por trilhos de água, admirando toda a riqueza da fauna e flora; olhar os profundos cenotes; embebedar-nos de cor e misticismo; sentir a cultura e a história de um dos mais fascinantes e felizes povos da Terra: O povo Mexicano.
.
Vem daí Sofia Carvalho... sim, é contigo que estou a falar rapariga, principalmente tu, que andas triste e desalentada, por sol não veres há tanto tempo!
Bom! Por onde queres começar...?
.
ARRIBA MÉXICO...!!!
.
.
Texto e fotos: Walter
.
.
.
.
.
.
.
.
.