29/07/2009

Cemitério maia - parque eco-arqueológico de Xcarét - México

Em publicação recente, fiz referência ao parque temático (eco-arqueológico), de Xcarét, situado no Estado de Quintana Roo, no México, o qual visitei em Fevereiro de 2008. E porque este é um parque que procura mostrar a cultura Mexicana desde o período pré-hispânico até aos dias de hoje, achei que seria interessante mostrar algumas imagens de uma das suas muitas atracções: o cemitério maia.
-
Muitos acharão estranho, bizarro... o seu enquadramento no espaço em que está inserido, mas aqueles que o visitam, especialmente os mais atentos, verificarão que se trata de uma réplica, ou seja: todos os túmulos são cópias exactas de túmulos verdadeiros existentes em diversos cemitérios mexicanos, (ninguém está sepultado aqui).
-
Este cemitério tem a particularidade de ter sido construido na forma de espiral em altura, (uma clara alusão à subida dos mortos ao reino dos céus).
-
É absolutamente extraordinário, pelos pormenores das construcções tumulares, assim como o seu esfusiante colorido. Sem dúvida que a "cultura da morte" vivida pelo povo mexicano, estará muito para além da simples compreensão de outras culturas mais ocidentalizadas, como a europeia.
-
-
Texto e fotos: Walter